top of page

Será que você precisa de uma câmera nova?

Atualizado: 3 de dez. de 2021

Um guia para aproveitar o potencial do seu equipamento antigo


Olá, pessoal! :-)


Nós, amantes de tecnologia, muitas vezes somos tomados por impulsos consumistas. É difícil resistir aos novos gadgets e suas funcionalidades incríveis (ahhh, o marketing). Um impeditivo ao consumo, no caso brasileiro, são os preços impraticáveis do nosso país. Na maioria das vezes, o valor salgado dos lançamentos (que sempre chegam atrasados no mercado nacional) nos impossibilita de adquirir novos eletrônicos. Ficamos só na vontade mesmo.


No caso da fotografia e do audiovisual, essa questão nos impacta de uma forma mais intensa ainda. Se você fotógrafo(a)/ filmmaker / produtor(a) de conteúdo, já deve ter sentido um desejo maluco de comprar aquele acessório ($), aquela iluminação ($$), aquela lente ($$$) ou até mesmo aquela câmera ($$$$$$) que fará total diferença na qualidade final da sua produção. Se você é responsável com seu dinheiro ou não é rico, o sonhado upgrade dos equipamentos vai sendo jogado para um futuro distante e bate uma frustração. Com a alta do dólar e a própria pandemia, que afetou a produção mundial de câmeras - infelizmente, a fábrica da Canon na Zona Franca de Manaus fechou no ano passado -, o momento atual é péssimo para a compra de uma câmera nova, por exemplo. Olha só a evolução de preço da Canon EOS R nos últimos 6 meses (de R$ 12.453 para R$ 23.871!):


Gráfico da evolução de preço da Canon EOS R
Evolução de preço da Canon EOS R nos últimos 6 meses (Fonte: Buscapé).

E se eu te falar que você consegue fazer vídeos excelentes com sua câmera velha?


Recentemente, postei um vídeo sobre esse tema no YouTube:

No vídeo, que gravei com minha primeira câmera, uma Canon T5i (comprada em 2013), mostro algumas dicas que vão te ajudar a extrair o máximo de qualidade do seu equipamento antigo. Te convido a assistir (vai valer a pena, juro!). Aproveita e se inscreve no meu canal! XD


Obs: Esse vídeo é focado em produção audiovisual com câmeras, mas também quero fazer uma versão dele para fotografia com equipamento antigo e também para filmagens com celular.


5 dicas para melhorar a qualidade dos seus vídeos!


Aqui vão as dicas, que são detalhadas no vídeo acima:


1. Preste atenção nas configurações da câmera


Deixe de preguiça e saia do automático! Numa gravação de vídeo, você precisa se ligar nos FPS (frames por segundo), abertura do diafragma, velocidade do obturador e ISO.


2. Invista em lentes


Muitas vezes, investir numa lente mais prime vai te trazer resultados melhores ao usar o corpo da sua câmera antiga. Ou seja, se o orçamento está curto, invista numa boa lente. Não adianta ter uma câmera topzêra (rs) e usar uma lente do kit, a odiada Canon 18-55mm (desculpa, gente, minhas referências são todas da Canon #canonzeira). A qualidade da lente impacta bastante a produção de uma foto ou vídeo. Além disso, lentes tendem a ser duráveis (se você for uma pessoa cuidadosa, claro). Vale ressaltar que mesmo com uma lente básica, você consegue fazer trabalhos legais. Basta estudar seu equipamento para saber suas potencialidades e seus problemas. Pesquise, leia e faça os seus testes!


3. Iluminação (!)


Iluminação é essencial! Para mim, é a base do vídeo (e também da fotografia). E não estou falando de painéis de LED caríssimos (Aputure, me nota). Eu, por exemplo, uso um ring light horrível com modificador, um rebatedor e uma luz de recorte (rim light). Esse é o meu atual setup de luz:


4. Filmar em “flat”


As câmeras de cinema, como a Blackmagic, têm o perfil log (logarithmic colorspace) /“flat”, que é aquela gravação em que a imagem fica chapada e com as cores totalmente “lavadas”. Quando você fotografa em RAW (se você ainda não faz isso, passe a fazer - esqueça o JPEG nativo!), também acontece isso. Filmando em “flat”, você terá um maior alcance dinâmico (dynamic range) e mais opções para editar cores e outros aspectos da imagem do seu vídeo.


Tá, mas minha câmera não tem essa opção, e agora? Há alguns anos, a Technicolor e a Canon desenvolveram um plug-in chamado CineStyle, que emula esse perfil “flat” na própria câmera. Você pode baixar o CineStyle aqui e instalar no seu equipamento.


5. Aprender a usar o Lumetri (Adobe Premiere)


Eu edito meus vídeos no Adobe Premiere, mas você pode adaptar essa dica para o programa que você usa (Final Cut, DaVinci Resolve, Vegas, Windows Movie Maker etc). O Lumetri é um painel do Premiere em que você pode ajustar vários aspectos da sua imagem, como temperatura, tonalidade, contraste, exposição, nitidez, entre outros. Você pode até configurar um preset (LUT) seu e aplicar a todos os seus vídeos, criando uma identidade visual. Correção de cor é um mundo à parte, mas vale muito a pena aprender (nem que seja o básico).


ree
Comparativo do vídeo tratado no Lumetri e saído direto da câmera (“flat”).

Espero que as dicas tenham sido úteis!


Até o próximo post! ;)


Comentários


bottom of page